Geléia de uva (tipo chimia) sem açúcar

BICHO_PAPINHA-chimia-uva

A chimia é uma espécie de geléia típica no sul do país que é mais “grossinha” que uma geléia comum e tem um gosto forte da fruta. Descobri muitas referências mas quase nada de receitas de chimia de uva na rede. Fiz duas versões, sem e com açúcar. A sem açúcar ficou muito melhor, embora a durabilidade seja menor e não dê para estocar. Para evitar o açúcar usei a maçã para que a pectina ajudasse a deixar a chimia grossinha, na textura que eu desejava.  É uma receita simples e barata, demanda apenas paciência e atenção. Salva a vida como lanchinho rápido para as crianças. Pode ser combinada com queijo minas, com iogurte natural, no mingau de aveia, com pão, na panqueca…enfim…

 Geléia de uva (tipo chimia) sem açúcar

1kg de uvas pretas (verdun, isabel ou qualquer outra bem doce e sumarenta)

1kg de maçãs não muito ácidas

Esmague um a um os bagos de uva direto numa panela de aço inox (poderia ser de cobre, caso eu fosse doceira requintada, mas morro de medo de usar cobre, então…). Se você não tem paciência ou tempo para esmagar uva a uva, use um espremedor de batatas. Leve para ferver suco, bagaços e cascas de uva por 10 minutos. Coe o conteúdo. Se você espremer bem o suco, terá uma geléia mais turva, o que para mim é um ganho neste caso. Mas se preferir mais límpida, coe sem mexer muito no bagaço.

Descasque e corte as maçãs em pedaços médios e leve ao fogo baixíssimo com o suco de uva. Se gostar, pode acrescentar especiarias. É importante usar uma panela grossa e é bom evitar as de alumínio que contribuem para aumentar a acidez da geléia. Deixe ferver por uns 20 minutos, até as maçãs começarem a desmanchar. Não há nenhum problema em “ajudar” nesta etapa com um mixer.  Mexa frequentemente com uma colher de pau e mantenha no fogo até que a geléia esteja na textura desejada. Aqui levou mais uns 15 minutos. Transfira a chimia para potes de vidro esterilizados e mantenha na geladeira. Dura mais ou menos 2 semanas.

 


1 comentário

Liliana disse:

Gostei muito da receita , mas gostaria de saber se seria possivel fazer geleia usando morangos em vez de uva .
Estou procurando a possibilidade de fazer essa geleia para um parente que tem diabete e parece que a geleia adoçada com adoçante tem que ser consumida em 3 dias .
Um abraço , Liliana

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>